Notícias

Notícias (39)

27 Abril

No Brasil a comemoração do dia 02 de Fevereiro – Dia Mundial de Áreas Úmidas, será organizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP).

Em 2015, o pernambucano Hélder Santana, então com 23 anos, venceu um concurso mundial de fotografia. “É surpreendente para mim até hoje ter me sobressaído em uma disputa internacional”. Em 2016, ele também se inscreveu e foi finalista do certame.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) apoia o evento que será promovido pelo Centro de Pesquisas Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Áreas Úmidas (INAU) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Ministério de Meio Ambiente que ocorrerá nos dias 2 e 3 de fevereiro, em Cuiabá/MT, e que irá discutir a temática “Áreas Úmidas para a Redução de Riscos de Desastres”.

O Instituto Nacional de Áreas Úmidas-INAU está dando uma grande colaboração para o projeto de Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Estado de Mato Grosso- ZSEE, fazendo parte do Grupo de Trabalho. Participou de reunião com representantes do Governo e do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), oportunidade em que se discutiu a atual contextualização do projeto, e a reavaliação de diretrizes, que envolve criar instrumentos para organizar o território no qual ocorrerá a implantação.

O turismo no Pantanal contribui sem dúvida alguma para o desenvolvimento econômico e social, por outro lado se as atividades no local não forem bem planejadas podem acarretar em diversos impactos negativos em níveis ambientais, comprometendo o funcionamento ecossistêmico e os serviços ambientais oferecidos no local. No dia 27 de outubro, em Corumbá-MS, o Centro de Pesquisas do Pantanal-CPP realizou, com a participação de atores sociais locais, a 6ª Oficina Capacidade de Suporte e Sustentabilidade do Turismo no Pantanal, relativa ao quinto componente do projeto Ciência e Sociedade no Pantanal: Integrando Conhecimentos para a Sustentabilidade Socioambiental.

O evento acontecerá no dia 27 de outubro de 2016, em Corumbá/MS, oportunidade em que será apresentada a proposta de metodologia sobre a capacidade de suporte no turismo à partir do diagnóstico realizado pela equipe do Componente 5, integrante do Projeto “Ciência e Sociedade no Pantanal: Integrando Conhecimentos para a Sustentabilidade Socioambiental”, financiado pelo MCTIC.

Programação:

27 de outubro de 2016 – Quinta-feira

13h00 – Chegada dos Participantes

13h30 – Abertura e exposição dos avanços do projeto

14h00 às 17h30 – Apresentação da proposta de metodologia e discussão

Facebook

Contato

Centro de Pesquisa do Pantanal

Rua Dois, N.º 497, Sala 02, Bairro Boa Esperança

Cuiabá - MT

Telefones: + 55 (65)3627-1887

Email: gestao.cpp@gmail.com

Sobre nós

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.