Sábado, 28 Abril 2018 20:00

SEMINÁRIO DIA MUNDIAL DE ÁREAS ÚMIDAS

Escrito por 

Em 1997, o dia 2 de fevereiro foi instituído pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar como Dia Mundial das Áreas Úmidas (World Wetlands Day). A data foi definida em homenagem ao dia da adoção da Convenção: 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar. 

As Áreas Úmidas (AUs) são ecossistemas de alta importância para o ser humano. Exercem muitas funções vitais para nossa sobrevivência, tais como providenciar alimentos, estocar e regularizar o fluxo de água, abrigar uma biodiversidade desproporcionalmente alta e influenciar substancialmente o ciclo de carbono e outros gases do efeito estufa. As AUs podem ser bem diferentes entre si, compondo diversos ecossistemas como pântanos e charcos, mangues, turfas, lagos rasos, lagoas costeiras, várzeas, matas ciliares e as veredas do cerrado. 

Para comemorar esta data tão importante o Instituto Chico Mendes de Unidades de Conservação – ICMBio irá promover no dia 02 de fevereiro de 2015 o Seminário Dia Mundial de Áreas Úmidas. Este evento irá contar com a presença de vários pesquisadores e tomadores de decisão que trabalham em áreas úmidas, principalmente no Pantanal, a maior planície de inundação do planeta. O INAU estará participando do Seminário e será representado pela pesquisadora Catia Nunes da Cunha, que irá ministrar a palestra “Identificação e Classificação de Áreas Úmidas e seu Macrohábitats”. 

O ICMBio irá aproveitar o Seminário para divulgar o Concurso de Fotos para Juventude sobre as Áreas úmidas que está sendo promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Para maiores informações sobre o concurso clique aqui.

Ler 1169 vezes Publicado em Segunda, 30 Abril 2018 14:19

Restrito

Facebook

Contato

Centro de Pesquisa do Pantanal

Rua Vinte, N.º 280, Bairro Boa Esperança

Cuiabá - MT

Telefones: + 55 (65)3627-1887

Email: gestao.cpp@gmail.com

Sobre nós

O Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP – é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito maior é a promoção da cidadania, que no século XXI, tem na questão ambiental seu ponto chave.

Funcionando em estrutura de rede, o CPP está fortemente calcado em parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.